ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Câmara homenageia centenário da Paróquia Cristo Rei
 
Câmara presta homenagem aos cem anos da Paróquia Cristo Rei
 
25/10/2021
Crédito:

A Câmara Municipal de Ivaí aprovou na sessão ordinária realizada em 18 de outubro de 2021, a Moção nº 03/2021, de Congratulações, de autoria da Vereadora Lindsey Jenifer Faix Pereira, em homenagem aos 100 anos de fundação da Paróquia Cristo Rei.

 

A Moção apresentou, em síntese, a história da fundação da paróquia. Presente em Ivaí desde os primórdios de sua colonização, a Paróquia Cristo Rei foi fundada em 18 de outubro de 1921. Antes disso, a população de Ivaí era atendida pelos padres vicentinos, de Prudentópolis. Esses vinham a cavalo para Ivaí, para rezar missas, realizar casamentos, batizados e confissões.

 

No ano de 1921, o Bispo Dom João Francisco Braga desmembrou religiosamente Ivaí de Prudentópolis. Na noite de 18 de outubro de 1921, em companhia do Padre Luiz Bronny, chegaram à sede do curato, em Ivaí, onde a população os esperava e os acolheram em festiva procissão, sendo realizada missa campal, permanecendo em Ivaí até a manhã do dia 22 e em seguida retornaram a Prudentópolis, nomeando o primeiro pároco, o Padre Francisco Komander.

 

As pastorais e movimentos que compõem a paróquia atendem as diversas demandas da sociedade. São elas: a catequese, Conselho Pastoral de Comunidade, Pequenos Grupos, Pastoral da criança, Pastoral familiar, Apostolado da Oração e capelinhas.

 

Segundo a Vereadora Lindsey, é nada menos que um século de histórias embasadas na fé, que se confundem com o desenvolvimento socioeconômico do município, que tem a religiosidade como uma característica marcante do povo ivaiense, salientando a importância do trabalho exercido pelos padres, neste século de existência, presentes desde a fundação da igreja e que até hoje atuam nas comunidades católicas do município e, portanto, é justo que seja prestado um reconhecimento Paróquia Cristo Rei, por todo o trabalho desempenhado e por quem fez e faz parte da história da paróquia, tendo em vista o trabalho e dedicação permanente desta importante instituição nestes 100 anos de serviços prestados à comunidade ivaiense.

 

Finaliza a Vereadora Lindsey: “Em nome do Poder Legislativo e em nome dos demais vereadores, saúdo a Igreja Matriz, todos os seus integrantes e a comunidade que festeja este centenário. Palavras são poucas para expressarmos a relevância desta entidade para Ivaí. Desta forma, fica aqui o nosso agradecimento aos colaboradores, fiéis e todos que se emprenharam e se empenham no fortalecimento deste templo de comunhão em Deus que é a Paróquia Cristo Rei e ante o exposto e atendidas as formalidades de praxe, REQUEIRO fique constando da ata desta Sessão Ordinária, a MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES pelos 100 anos da fundação da Paróquia Cristo Rei, enviando-se cópia da presente para o pároco da paróquia homenageada, Pe. JOSÉ BACHELADENSKI, com os nossos cumprimentos.”  

 

 

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» CÂMARA ENTREGA MOÇÃO DE APLAUSOS A POLICIAIS MILITARES
» ASSINATURA DE CONVÊNIO GARANTE A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA QUE LIGA A PRC 487 ATÉ VILA NOVA.
» Economia da Câmara no ano de 2021 chegou a R$ 1.341.628,10 (um milhão, trezentos e quarenta e um mil, seiscentos e vinte e oito reais e dez centavos). Recursos serão destinados para a conclusão das obras do novo hospital.
» CÂMARA RECEBE VISITAS DE INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO AMOR À VIDA DOS IDOSOS DE IVAÍ
» Município de Ivaí deve receber mais de 7 milhões em recursos
» Cadastro para programas habitacionais em Ivaí
VER TODAS
 
Horário de atendimento das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.